O deus grego do vinho, das festas, do prazer e do delírio místico. Filho da princesa Sêmele e de Zeus, foi o único deus filho de uma mortal.
Sua mãe morreu antes que tivesse o necessário desenvolvimento, Dioniso passou parte de sua gestação na coxa de seu pai, Zeus.
Desde cedo demontrou sua origem divina: amante da caça tinha um estranho poder de amansar os animais ferozes. Tinha matrimônio com Ariadne, depois de ser abandonada pelo Teseu.
Nestas procissões dionisíacas contava-se a história de Dioniso, de uma forma análoga às procissões da Semana Santa cristã, onde a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo é relembrada.
Estas procissões fazem parte de uma tradição muito antiga dos povos primitivos gregos, e aos poucos, ao longo de centenas de anos, vão se organizando melhor. Então, o que inicialmente era um bando de gente cantando e dançando, com o passar do tempo vai se transformando em grandes apresentações da vida de deus, que reunia toda a comunidade, em diferentes coros cantados, com os participantes vestidos de bodes (Dioniso transformado), ninfas (ou bacantes) e sátiros (metade homem/metade animal).
Legal <:D
ResponderExcluiraham
ResponderExcluirque trii
ResponderExcluirfera ;)
ResponderExcluirmando beem léo
ResponderExcluir